Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Código Florestal aprovado

Foi aprovado na madrugada de hoje, pela Câmara dos Deputados, o novo Código Florestal brasileiro. Esse é o código que ajusta regras para a preservação ambiental em propriedades rurais, ele determina como deve ser a preservação de rios, matas e encostas, combinada com a agricultura e a pecuária.

Aqui estão as mudanças no Código Florestal:

1-
Código Atual: APPs em margens de rios - 30 metros em cada margem contada a partir do leito do rio na cheia.
Código Florestal aprovado: APPs em margens de rios - 30 metros em cada margem somente para rios de até 10 metros de largura. Se já forem usadas para a agricultura poderão ser reflorestadas até 15m, e não 30m.
2 -
Código Atual: APPs em encostas entre 25° a 45° de inclinação tem uso restrito pela agricultura.
Código Florestal aprovado: APPs em encostas de 25° a 45° de inclinação terão uso liberado para agropecuária. Se já forem cultivadas, não precisaram ser reflorestadas
3 -
Código Atual: Reserva Legal - devem ser mantidos: 80% na Amazônia, 35% em cerrados da Amazônia e 20% no resto do país.
Código Florestal aprovado: Reserva Legal - pequenos proprietários (até 4 módulos fiscais) ficam isentos de preservar alguma mata nativa.
4 -
Código Atual: Áreas degradadas além do permitido devem ser recuperadas ou compensadas na mesma microbacia.
Código Florestal aprovado: Áreas degradadas além do limite permitido até 2008 teriam anistia.

APPs(Áreas de Preservação Permanente) - Proteção da vegetação original por exemplo em margens de rios, encostas e topos de morros.
Reserva Legal - Proteção da mata nativa dentro de uma propriedade.
Módulo fiscal - unidade de medida fixada para cada município, considerando o tipo de exploração economicamente predominante na agricultura do local. Tamanho da propriedade - Pequena: até 4 módulos; Média: entre 4 e 15 módulos; Grande: mais de 15módulos. Um módulo pode variar de 40 a 100 hectares, dependendo da região


Segundo o ministro do Meio Ambiente, a medida deixará 15 milhões de hectares(o equivalente ao território do Acre), sem reflorestamento.

Segundo Rubens Ricúpero(ministro do Meio Ambiente entre 1993 e 1994), caso entre em vigor, o novo código será "um grande constrangimento para o Brasil na Rio+20'', evento ambiental que será sediado pelo Brasil em 2012. Também comenta que ''Aprovar o texto dará um argumento extraordinário para países que defenderão que a nossa agricultura só é capaz de concorrer por uma razão desleal, por atentar contra a biodiversidade''.

Informações retiradas do jornal Folha de São Paulo.


‎"Yesterday was a dark day for Brazil (...) most of Brazil’s politicians in the Congress approved the assassination of our forest legislation." - Paulo Adario, diretor do Greenpeace.
"Ontem foi um dia negro para o Brasil. A maioria dos políticos do Congresso aprovou o assassinato da nossa legislação florestal'' - Paulo Adario, diretor do Greenpeace.


Mas apesar da Câmara dos Deputados terem aprovado o Código Florestal, a presidente Dilma ainda pode optar por veta-lo.


Para mais informações sobre a aprovação do novo Código Florestal, acessem o site do G1:



Você é a favor ou contra a aprovação do novo Código Florestal?Deixe sua opinião na enquete ao lado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário